Papo Universitário: Jornalismo

         Olá amores! Hoje o post é um pouco diferente como já podem ver pelo título haha... Sim, hoje o papo é sobre o universo da Faculdade. Resolvi fazer a segunda entrevista do Blog com a participação muito especial, da Estudante de Jornalismo na PUC Goiás Barbara Ferreira de Carvalho, que além de tudo é minha amiga.

         Fiz algumas perguntas a ela sobre: o curso, o que ela tem gostado o que não tem gostado entre outras dúvidas que muitos costumam ter (desculpa se faltou algo). Se quiser saber mais, continue acompanhando o post para saber de tudo.  

         1-    Quanto tempo dura o curso de Jornalismo?
O curso de jornalismo dura 4 anos e 8 meses. E é dividido em 8 períodos.
      
         2-    Quais as áreas que um jornalista pode atuar?
Diversas áreas, podemos atuar nos gêneros informativo, opinativo, interpretativo, diversificado e investigativo. E os conteúdos são diversos como político, econômico, esportivo, cultural, cidades internacionais entre outros.

    3-    Qual o valor do curso?
O valor do curso integral é 1.004,56. Mas como sou bolsista, pago apenas a metade que é 502,28.

     4-    É uma profissão que está crescendo no mercado de trabalho?
Ouvimos com bastante frequência dos nossos professores que o jornalista no estado de Goiás não é bem valorizado, que se quisermos realmente crescer na nossa profissão aqui não é o lugar certo. Mas vejo o jornalismo como um curso que está crescendo cada dia mais, e o mercado de trabalho é bastante amplo, podemos atuar em várias áreas.

   5-    Qual matéria que está gostando? Já que ainda está apenas no começo do curso?
Estou me apaixonando pela disciplina de fotografia, você começa a ver tudo com um olhar mais sensível, começa a ver tudo de uma forma diferente. É bastante legal a aula que praticamos no laboratório, podemos nos soltar e fotografar tudo com mais “liberdade”. É uma aula pela qual me apaixonei e me fez entregar completamente.

   6-    O que te levou a fazer o curso de Jornalismo? 
O acaso. Acabei passando em jornalismo e decidi fazer para não parar de estudar, pois, sabia que iria me acomodar (risos). Jornalismo nunca foi minha profissão dos sonhos, sempre quis Direito e até este momento continuo querendo. Mais o jornalismo tem me feito ver as coisas de uma forma bastante diferente, me fez pensar mais nas coisas e ver tudo de forma bastante nova, você começa a ver o mundo e as pessoas com outros olhares.

   7-    Para chegar onde você está agora, não foi fácil. Qual o conselho que você daria a quem está começando a se preparar para os vestibulares? 
Estudem bastante, se dediquem ao máximo, pois por mais que você estude nunca será suficiente, não desistam de suas escolhas porque alguém disse isso ou aquilo, e não se deixem levar por pressão, eu mesma me cobrava muito e me pressionava muito e isso só me fazia mal. Corram atrás de seus sonhos, não existe nada melhor do que você ver seu nome na lista de aprovados, você sente que sua missão foi cumprida e que agora uma nova trajetória vai começar.

         Bom amores! Espero que gostem do novo projeto do Blog, se tiverem mais dúvidas, deixem ai nos comentários, vou procurar responder. E prometo que logo, logo estarei com mais uma entrevista falando sobre outros cursos. Aguardem!  
E quero agradecer a Barbara por aceitar participar desse novo projeto.

Beijos!
Márlly Gualberto





4 comentários:

  1. Muito bom esse papo universitário ajuda a quem quer ou ja faz faculdade a conhecer mas sobre ela.

    http://www.eriikaleao.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Erika, e a minha intensão vai ser poder estar ajudando cada um a conhecer os cursos...

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem!!!
    Ameeeei conhecer o blog, super original.
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir